Três Marias Cidade Turística.


   Cidade 

O município de Três Marias nasceu do antigo Distrito de Barreiro Grande, que se emancipou de Corinto em 1963. Supõe-se que o início do povoamento começou em Andrequicé, Distrito de Três Marias, que teria sido desmembrado de Corinto no mesmo ano. 


Mas antes da emancipação, em maio de 1957, o então presidente, Juscelino Kubitschek, iniciou o trabalho de construção da Barragem de Três Marias, objetivando a regularização do curso das águas do Rio São Francisco nas cheias periódicas e melhorar a navegabilidade, a utilização do potencial hidrelétrico e o fomento da indústria e irrigação. O projeto era empreendedor e significou a construção de uma das maiores barragens de terra do mundo. A conclusão da obra se deu em janeiro de 1961. Para as obras da barragem, povos de vários estados brasileiros, principalmente do norte e nordeste, aportaram em Três Marias e muitos fizeram morada. Acampamentos antigos de engenheiros e peões de obras hoje são bairros que trazem ainda resquícios da época. 

001  002  003



*Fotos de arquivo do Museu Igreja Satélite


Três Marias não foi planejada. As primeiras residências foram construídas em lugares impróprios, sem alinhamento, com a finalidade de abrigar os operários da construção da Barragem/Usina Hidrelétrica, pessoas do comércio e os fazendeiros que já residiam na região. 


A Barragem/Usina Hidrelétrica de Três Marias, pelo seu potencial hidrelétrico, tornou-se conhecida em todo Brasil, mas poucos conheciam a cidade Barreiro Grande. Durante treze anos, o nome da cidade foi Barreiro Grande, o que não agradava à população local. 


Na administração Municipal de Dario Soares, em 1975, foi encaminhado um Projeto de Lei à Câmara Municipal e organizado um abaixo-assinado com a maioria dos eleitores do município para a mudança toponímica de Barreiro Grande para Três Marias. 


   Formação Administrativa 

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Barreiro Grande, pela Lei Estadual nº 2764, de 30/12/1962, com terras desmembradas do Distrito de Andrequicé pertencente ao Município de Corinto. Sede no atual Distrito de Barreiro Grande (ex-localidade). Constituído de 2 distritos: Barreiro Grande e Andrequicé. Instalado em 01/03/1963. 


Pela Lei Estadual nº 6756, de 17/12/1975, o Município de Barreiro Grande tomou a denominação de Três Marias. Em divisão territorial datada de 1º/01/ 1979, o município é constituído de dois distritos: Três Marias e Andrequicé. 


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. 

   Origem do Nome 

A origem do nome Três Marias gera dúvidas até hoje. Algumas versões apontam para a menção astronômica das três estrelas pertencentes à constelação de Orion, perfeitamente vistas nessa região. No ponto de
vista geográfico, há referências que o nome seria originário do número de cachoeiras existentes no local onde foi construída a represa. Na crendice popular, contam os nativos da região, que a denominação é atribuída às três irmãs que oravam à margem direita do Rio São Francisco. 


Outra história aponta para as irmãs trigêmeas de nome Maria que moravam no sopé de uma das cachoeiras existentes. A cachoeira passou a se chamar Três Marias, mas foi extinta com a conclusão da barragem. A última versão, aceita pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), conta que Três Marias teriam morrido no rio. 


Texto: adaptação feita pela Divisão de Comunicação Social. Fontes: Caio Antônio Viana Fróis. Inventário da Oferta Turística do Município de Três Marias. 


Tv Prefeitura

Conheça Três Marias

Cadastre seu e-mail, e receba nossa informações.