Secretaria Municipal de Administração (SEMAD)
Secretaria Municipal de Administração (SEMAD): A Base da Máquina Pública.
Publicado em 11/09/2025 00:00 - Atualizado em 11/09/2025 18:12
A Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) tem por finalidade planejar, organizar, coordenar e controlar os recursos materiais e humanos para o pleno funcionamento de todos os órgãos municipais, promovendo todos os procedimentos para a admissão, capacitação e pagamento de pessoal, bem como a aquisição de materiais e serviços, o controle do património móvel e imóvel da Prefeitura Municipal e a execução dos serviços gerais.
O QUE FAZ A SEMAD?
As competências e atribuições da SEMAD, conforme a Lei Municipal Nº 3.010/2025, são:
Suporte Administrativo e Assessoramento
- Providenciar o suporte administrativo necessário ao desempenho das funções do Poder Executivo Municipal e prestar assessoramento ao Prefeito em matéria de planejamento, organização, coordenação e desenvolvimento das atividades ordenadas pelo Município.
- Avaliar, orientar e acompanhar a contratação de entidades e empresas prestadoras de serviços administrativos, bem como o andamento das ações planejadas através de seu acompanhamento mediante estreita articulação com as unidades envolvidas.
- Preparar e/ou supervisionar atos para divulgação relacionados à Secretaria Municipal de Administração.
- Prestar atendimento ao público, auxiliando o Prefeito e os Secretários nas decisões e encaminhamentos.
- Elaborar estudos sobre as normas organizacionais, métodos e processos de trabalho da Administração Municipal e assessorar cada órgão na implementação de novos métodos e processos, visando assegurar o êxito da execução dos planos, programas e projetos.
- Coordenar os serviços de portaria, copa, telefonia e afins.
- Promover a manutenção das máquinas e de outros equipamentos de escritório.
- Coordenar os serviços de processamento de dados.
- Fiscalizar as atividades das demais secretarias, identificando deficiências nos serviços e obras públicas, sendo o elo entre a gestão pública e o cidadão.
- Executar os serviços de vigilância patrimonial.
Gestão de Pessoal
- Avaliar as questões relativas à cessão de servidores para outros órgãos públicos e/ou mudança interna, observando-se a legislação vigente, bem como administrar o quadro de servidores, assinando os atos de movimentação de pessoal, quando delegada a competência.
- Promover a distribuição de pessoal de forma a atender as necessidades de todos os setores da Prefeitura e manter o cadastro atualizado dos servidores públicos.
- Promover abertura de processos administrativos ou de sindicância.
- Executar atividades necessárias ao recrutamento, seleção, à avaliação de mérito, aos sistemas de carreiras, planos de lotação e às demais atividades de natureza técnica da administração de pessoal.
- Manter registros e controles funcionais, controle de frequência e elaboração das folhas de pagamentos e demais assuntos relacionados aos prontuários dos servidores públicos municipais.
- Executar atividades relativas à medicina, e higiene e segurança do trabalho, e as atividades do bem-estar dos funcionários municipais.
- Planejar reciclagem dos servidores municipais, diagnosticar problemas e autorizar medidas de correção.
- Preparar projetos, estudos e pesquisas relacionados ao quadro de pessoal, a modernização da máquina administrativa.
- Efetuar constantemente análise da necessidade de provimento de cargos efetivos e propor concurso público de acordo com as necessidades levantadas.
- Elaborar o projeto para contratação de empresas especializadas para realização de concurso público.
- Determinar e enviar para publicação os editais e informações sobre concurso, assim como os seus resultados.
- Executar as atividades de convocação, lotação, nomeação e organização da posse dos aprovados em concursos públicos, obedecidos os procedimentos das normas específicas em cada caso.
- Organizar as turmas e encaminhá-las à CAESP - Comissão de Avaliação de Estágio Probatório, proporcionando toda a estrutura material e de pessoal, necessárias para o desenvolvimento das atividades durante a vigência do estágio probatório.
Compras e Licitações
- Efetuar compras de acordo com as normas gerais.
- Receber as requisições de compras de bens e serviços de todas as Secretarias após deferimento pelo agente público autorizado, promovendo o registro da requisição como processo administrativo.
- Realizar as cotações necessárias a definição do instrumento jurídico adequado a aquisição dos bens ou serviços solicitados.
- Manter cadastro atualizado de fornecedores ativos e de fornecedores potenciais da Prefeitura.
- Manter registro atualizado das normas e orientações inerentes ao setor e dos servidores e agentes públicos competentes para autorizar aquisições de bens ou serviços.
- Disciplinar a política de compras da Prefeitura com vistas à supremacia do interesse público e dos demais princípios que norteiam a Administração Pública.
- Promover os processos do setor à Procuradoria Jurídica do Município e ao Controle Interno do Município para emissão dos pareceres pertinentes e para sujeição aos procedimentos de controle ordinários e extraordinários.
- Apresentar ao Controle Interno qualquer irregularidade constatada nos procedimentos a cargo do setor.
- Responsabilizar-se pelos processos licitatórios.
- Receber os processos encaminhados pelo setor de compras, devidamente formalizados, para fins de realização de licitação.
- Elaborar os editais e documentos necessários à realização de licitação, submetendo-os à Comissão Permanente de Licitações, à Comissão Especial em casos específicos ou ao Pregoeiro, e à Procuradoria Jurídica, antes de designação de data para o certame, competindo à Comissão Permanente de Licitações, à Comissão Especial em casos específicos ou ao Pregoeiro, a aprovação do Edital e demais documentos, e à Procuradoria Jurídica opinar sobre a correção do procedimento de licitação escolhido e sobre a regularidade do edital e dos demais documentos do processo.
- Promover o regular andamento dos processos de licitação e de todos os seus incidentes, inclusive mediante elaboração dos contratos vinculados a cada processo, e seus aditivos, arquivando os respectivos processos administrativos após liquidação da despesa.
- Manter cadastro atualizado de fornecedores ativos e de fornecedores potenciais da Prefeitura para fins de expedição do Certificado de Registro Cadastral.
Patrimônio e Almoxarifado
- Manter cadastro do Patrimônio Público atualizado, coordenar as atividades referentes ao registro, tombamento e uso dos bens patrimoniais.
- Providenciar periodicamente o levantamento e autorizar movimentação de bens móveis, equipamentos eletrônicos.
- Organizar e manter o Almoxarifado, com definições de regras para recebimento e distribuição de material e equipamentos.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E EQUIPE
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO:
Luís Ricardo Bentivoglio
EQUIPE:
- Adão Pereira da Silva – Pregoeiro
- Aguimar Carlos Mendes de Souza – Coordenador de Apoio Administrativo
- Ana Paula Sanchez da Cruz – Pregoeira
- Ângela da Consolação Sousa e Silva – Gerente de Registro e Controle de Pessoal
- Cássia Magali Nacif Gonçalves – Ouvidora Municipal
- Cleni Pinto da Fonseca – Gerente de Folha de Pagamento
- Denilda Peres Sousa – Coordenadora da Central de Projetos
- Eusana Célia Teles de Menezes – Supervisora de Contabilidade e Almoxarifado
- Evaldo Dias da Costa – Coordenador de Manutenção e Mecânica de Autos
- Fabrício Barbosa da Paixão – Gerente de Material Elétrico de Veículos
- Fernanda Tairine Lopes Duarte – Coordenadora de Compras e Estoques
- Kely Aparecida da Silva – Gerente de Processos Licitatórios
- Márcio Gomes Barbosa – Coordenador de Patrimônio
- Marcos Pereira Pinto Filho – Coordenador de Licitação
- Maria José dos Santos – Gestora de Protocolo, Comunicação e Arquivo
- Rodrigo Pereira da Costa – Gerente de Registro Cadastral
- Sonaly Tatiane Barbosa Matoso Dias – Coordenadora de Recursos Humanos
- Walter Júnior Damasceno Ostemberg – Coordenador de Garagens e Oficinas
- Wesley Dias Magalhães – Coordenador de Medicina e Segurança do Trabalho
ATENDIMENTO AO PÚBLICO
SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO (SEMAD)
Funcionamento:
- De segunda a quinta-feira: das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 18 horas;
- Sexta-feira: das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 17 horas.
Endereço: Praça Castelo Branco, Nº 3, Centro, Três Marias - MG. CEP: 39.205-000
E-mail: administracao@tresmarias.mg.gov.br
UNIDADES DE ATENDIMENTO
- CAESP: (38) 3754-8807
- Coordenação de Apoio Administrativo: (38) 3754-8825
- Coordenação de Apoio Administrativo: (38) 3754-8991
- Coordenação de Compras e Estoques: (38) 3754-8830
- Coordenação de Compras e Estoques: (38) 3754-8831
- Coordenação de Compras e Estoques: (38) 3754-8923
- Coordenação de Garagem e Oficina: (38) 3754-8827
- Coordenação de Informática: (38) 3754-8888
- Coordenação de Licitação - Cadastro: (38) 3754-8958
- Coordenação de Licitação 1: (38) 3754-8929
- Coordenação de Licitação 2: (38) 3754-8832
- Coordenação de Medicina e Segurança no Trabalho: (38) 3754-8823
- Coordenação de Patrimônio: (38) 3754-8824
- Coordenação de Recursos Humanos - Recepção: (38) 3754-8829
- Coordenação de Recursos Humanos: (38) 3754-8913
- Coordenação de Recursos Humanos: (38) 3754-8915
- Gestão de Contratos: (38) 3754-8833
- Gestão de Contratos: (38) 3754-8925
- Pregoeiro: (38) 3754-8999
- Setor de Protocolo, Comunicação e Arquivo: (38) 3754-8826
por Prefeitura Municipal de Três Marias