Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SEMOBS)
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos: construindo uma nova história
Publicado em 04/05/2022 12:00 - Atualizado em 04/09/2025 17:15
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SEMOBS)A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos tem como finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais do Município relativas a obras públicas e serviços urbanos. Atua especialmente nos aspectos de infraestrutura viária, estrutura operacional e logística, mecanismos de regulação e concessão de serviços, execução e fiscalização da limpeza de praças, parques, jardins e logradouros. Também é responsável pelos serviços de iluminação pública, abastecimento de água pluvial e outros, com o objetivo de construir uma cidade mais segura, limpa e agradável, promovendo o crescimento ordenado, o bem-estar da comunidade e a criação de um ambiente urbano que atenda às necessidades presentes e futuras da população.
O QUE FAZ A SEMOBS?
De acordo com a Lei Municipal nº 3.010/2025, a Secretaria Municipal de Obras possui as seguintes responsabilidades:
Obras e Infraestrutura Urbana
•Projetar, construir e conservar vias urbanas, obras públicas e instalações em geral no Município;
•Implantar, conservar e manter as redes pluviais das áreas urbanas;
•Executar trabalhos topográficos para apoiar as obras e serviços da Prefeitura;
•Manter atualizada a planta cadastral do Município;
•Reformar e ampliar prédios e outras edificações municipais;
•Produzir materiais de construção, conforme a capacidade de produção instalada, para obras e serviços municipais.
Planejamento e Normatização
•Promover o cumprimento das normas relativas a loteamentos, zoneamento urbano e construções particulares;
•Elaborar normas básicas e padrões para racionalizar a execução de obras públicas municipais;
•Embargar edificações e demolir obras em desacordo com a legislação municipal.
Legislação e Normas Relevantes
Lei de Uso e Ocupação do Solo, Plano Diretor e Código de Obras
Serviços Urbanos
•Executar os serviços de limpeza pública no Município;
•Administrar os cemitérios municipais, incluindo limpeza e sepultamentos;
•Promover planos municipais para implantação e ampliação dos serviços de iluminação pública;
•Executar serviços de abastecimento de água em locais não atendidos pela COPASA.
Fiscalização e Administração
•Fiscalizar as obras públicas municipais realizadas por terceiros;
•Fiscalizar o cumprimento das normas relativas a construções particulares, posturas, zoneamento e loteamentos;
•Administrar os serviços de utilidade pública concedidos, permitidos e/ou autorizados pelo Executivo Municipal;
•Inspecionar a operação dos equipamentos de telecomunicações.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E EQUIPE
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
Romulo Cezar de Sousa Coelho
Breve Currículo:
Romulo Cezar de Sousa Coelho é engenheiro civil formado pelo CEFET-MG e pós-graduando em Gestão de Obras e Engenharia de Custos pelo IBEC. Possui mais de 7 anos de experiência em liderança e gestão de obras nos setores público e privado.
Endereço: Rua Presidente John Kennedy, nº 42, Centro - Três Marias/MG - CEP: 39.205-000
Telefone: (38) 3754-8873
E-mail: obras@tresmarias.mg.gov.br
EQUIPE
• Charles Alexsander Dias Pereira – Supervisor de Reforma e Manutenção
• Ernane Ferreira da Silva – Supervisor de Manutenção de Torres e Retransmissão de Sinal de TV
• José Carlos de Oliveira – Gerente de Manutenção Elétrica Predial
• Lucijânio Gomes Nascimento – Coordenador de Reforma e Adaptação de Prédios
• Lucimeire Nascimento Silva – Encarregada de Limpeza Urbana 1
• Luiz Carlos de Souza – Supervisor de Carpintaria e Estoques
• Mário Antônio da Silva – Supervisor de Serviços Públicos
• Paulo César Camilo – Supervisor de Trânsito Urbano
• Pedro Roberto de Souza – Diretor de Obras de Manutenção de Imóveis
• Rafael Felipe de Oliveira – Coordenador de Fiscalização de Obras e Posturas
• Rodney Luiz de Almeida – Encarregado de Limpeza Urbana 4
• Rosimeire Aparecida da Silva Sales – Gerente de Planejamento, Gestão Financeira e Orçamentária
• Samuel Alves da Silva Junior – Encarregado de Limpeza Urbana 3
• Silvana Batista de Sousa Santos Coelho – Coordenadora de Construção e Recuperação de Vias Urbanas
• Simone Gomes Barbosa – Encarregada de Limpeza Urbana 2
• Valdinei Mateus Perdigão – Coordenador de Limpeza Urbana
CONTATO
Funcionamento:
- Segunda a quinta-feira: das 8h às 11h e das 13h às 18h
- Sexta-feira: das 8h às 11h e das 13h às 17h
Endereço: Rua Presidente John Kennedy, Nº 42, Centro - Três Marias/MG - CEP: 39.205-000
Telefones:
• Recepção: (38) 3754-8873
• Divisão de Projetos (Engenharia): (38) 3754-8876
• Divisão de Serviços Urbanos (Obras): (38) 3754-8875
• Núcleo de Fiscalização: (38) 3754-8874
• Setor de Limpeza Urbana 1: (38) 3754-8877
• Setor de Limpeza Urbana 2: (38) 3754-8878
• Setor de Limpeza Urbana 3: (38) 3754-8879
E-mail: obras@tresmarias.mg.gov.br
por Prefeitura Municipal de Três Marias