Prefeito de Três Marias cobra do Estado soluções para atraso e retenção de repasses

Juntamente a outros prefeitos de Minas, o prefeito de Três Marias, Adair Divino da Silva (Bem-ti-vi), participou na tarde desta segunda, dia 22 de janeiro, no auditório da AMAMS, em Montes Claros, de uma grande reunião para discutir sobre os problemas enfrentados pelos municípios relacionados aos atrasos de repasses do governo estadual.

Os gestores foram unânimes quanto ao comprometimento da continuidade do serviço de transporte escolar, já que existem cinco parcelas atrasadas pelo governo do estado. Além do transporte escolar, a saúde também está sendo prejudicada por falta de repasses. Os prefeitos se reuniram após a reivindicação de vários gestores que estão sofrendo com os atrasos e contou com apoio da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS e Associação dos Municípios do Médio São Francisco – AMMESF.

Recentemente os prefeitos foram surpreendidos com a retenção dos recursos do IPVA e ICMS, agravando ainda mais o quadro.  O presidente da AMMESF, José Raul Reis alertou aos prefeitos que precisam reagir, sob risco de em pouco tempo, as prefeituras ficaram inviáveis.

O presidente da AMAMS, José Reis salientou que se deve buscar uma composição para a solução nos atrasos para que serviços básicos dos municípios não fiquem prejudicados e pediu também união dos prefeitos nesse momento, para que as solicitações feitas tenham mais força. Salientou ainda que a princípio será mantida a posição de paralisar o transporte escolar, devido à falta de repasses, enquanto se busca esse acerto com o Governo.

Dentre os encaminhamentos da reunião, estão a mobilização dos prefeitos para comparecerem em belo Horizonte no dia 02/02; cobrar posicionamento dos deputados estaduais apoiados pela região; cobrar um cronograma do estado para assumir seus serviços que atualmente estão sendo custeados pelos municípios.

Tv Prefeitura

Jornal Prefeitura

Conheça Três Marias

Cadastre seu e-mail, e receba nossas informações.