Hidroponia entra em funcionamento na Horta Comunitária



Agricultores familiares comemoram ano de avanços e novos projetos estão a caminho

Os agricultores familiares da Horta Comunitária de Três Marias encerram o ano de 2017 com bons motivos para comemorar. Um deles é a implantação do sistema de hidroponia, onde as hortaliças se desenvolvem na água.  O cultivo exige cuidados especiais, as plantas são acondicionadas em um galpão, revestido com um tipo de plástico especial para controlar a intensidade dos raios solares, além do rigoroso controle de PH e dose certa de nutrientes.

As famílias que trabalham na hidroponia realizaram a primeira colheita no início do mês de dezembro. Foram plantadas alface, coentro, salsa, rúcula, chicória e cebolinha. A produção é adquirida pela Votorantim Metais, atualmente Nexa, abastece o comércio local como sacolões e o restaurante alternativo, que fornece alimentação para a cadeia pública e são entregues também para o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

De acordo com o coordenador da Horta Comunitária, Jair Soares de Souza, cerca de 30% da renda é destinada à Associação da Fazendinha Comunitária (Asfaz), entidade que reúne os agricultores familiares do local. Atualmente, são 40 famílias beneficiadas, cerca de 240 pessoas.  “Quando cheguei aqui em abril, a estrutura da hidroponia estava pronta há dois anos, mas sem funcionar”, ressalta Jair Soares, que conseguiu o recurso para colocar o sistema em funcionamento junto ao promotor de Justiça da Comarca de Três Marias.

Outros avanços

Além da hidroponia, outras medidas importantes trouxeram novo ânimo aos agricultores familiares. Conserto de veículos para transportar os produtos, aquisição de caminhão Baú Isotérmico para o Banco de Alimentos, ampliação de novas quadras, prontas para receber novas famílias e a parceria com o Projeto Redes para implantação de 10 estufas, cinco entrarão em funcionamento ainda neste mês. “A estufa é um ambiente protegido com controle sobre chuvas e insetos, garantindo menor perda por fatores externos”, explica o engenheiro agrônomo, Pablo Flozi, responsável pelo acompanhamento técnicodos trabalhos.

Tv Prefeitura

Conheça Três Marias

Cadastre seu e-mail, e receba nossa informações.