Cadastre seu e-mail e receba os resumos semanais da Prefeitura Municipal de Três Marias.
Notícia publicada em 22/07/2013
CONFERÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM TRÊS MARIAS
Etapas municipal e microrregional, preparativas para a CONAE 2014

Nos dias 17 e 18 de junho aconteceu, em Três Marias, a Conferência Municipal de Educação e no dia 21, a Conferência Microrregional, etapas importantes e preparatórias para a Conae - Conferência Nacional de Educação -, em 2014.

Na abertura oficial da etapa municipal, o presidente da Câmara de Vereadores, parabenizou pelo empenho na realização da conferência e enfatizou sobre a importância do ato.

“A educação é a mola propulsora para o desenvolvimento do Município, da nação. As propostas que saem da Conferência com certeza representam ganhos para a educação em Três Marias”.

A secretária municipal de educação e cultura falou da responsabilidade e importância que o município apresenta ao ser escolhido para sediar a Conferência Microrregional pelo Fórum Estadual de Organização das Conferências. A cidade recebeu representantes de 12 municípios da região para chegar à Conae em 2014, com delegados e delegadas que vão discutir e debater o Plano Nacional da Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração. Para tal, foram escolhidos sete eixos temáticos norteadores dos debates. As propostas apenas poderão ser deliberadas na Conferência Macrorregional, que acontecerá em Diamantina.

A conferência promoveu duas palestras temáticas. A primeira foi a do professor Pedro Faria Borges e a segunda foi proferida pelo vereador, filósofo e advogado Manoel Castelo Branco. O professor Pedro Faria Borges abordou temas sobre a gestão escolar. Para ele, é fundamental que as pessoas sejam sempre qualificadas, tendo como princípio básico a motivação para o trabalho. Ele apontou que percebeu esta preocupação por parte da atual administração e que isso representa claros sinais de melhoria dos processos, também em educação.

"O tema Gestão Escolar e Qualidade em Educação mostra uma preocupação da sociedade com a gestão em tudo. As pessoas estão verificando que só há melhoria se tivermos gestores realmente preparados, que sejam competentes naquilo que estão fazendo"

Pedro Faria Borges

Eixos temáticos

I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação;
II – Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos;
III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente;
IV – Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem;
V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social;
VI – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho;
VII – Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Nunhum arquivo cadastrado no sistema

21/05/2014 | Educação
20/05/2014 | Desenvolvimento Econômico, Esporte e Turismo e Cultura